ARTIGO EDU.KARTADO

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As 10 dicas para engenheiros no mercado de rodovias

No cenário da Infraestrutura Rodoviária, engenheiros que buscam oportunidades e posições de destaque devem apresentar um conjunto de habilidades (soft skills e hard skills). Com investimentos privados na casa de bilhões de reais e projetos a longo prazo (concessões de 30 anos), o mercado se apresenta aquecido, crescendo e com espaço para milhares de engenheiros. Mas, quais são as dicas para engenheiros no mercado de rodovias?

Quais características as empresas buscam? 

As empresas possuem características diferentes, mas em todas existem necessidades que requerem a contratação de profissionais experientes ou especializados em determinados assuntos, assim como a contração de colaboradores recém-formados ou sem experiência profissional para que a pessoa seja moldada conforme a cultura organizacional. 

As hard skills, conhecimentos técnicos, são fundamentais e podem ser adquiridas por meio de cursos, graduações, extensões, treinamentos e outros. Já as soft skills, características comportamentais, são o maior desafio enfrentado pelos recrutadores porque a empresa é formada por pessoas e seus modos interferem diretamente nos resultados. 

Com experiência de 10 anos de mercado em estados diferentes, vivenciando o lado do empreiteiro e de concessionárias, participando de concessões de destaque nacional, realizando a gestão de contratos milionários e atundo diretamente com acionistas, Poder Concedente, fiscais independentes, lideranças políticas, empresários e comunidade, posso relacionar algumas características que sem dúvida podem diferenciar um profissional no cenário de infraestrutura rodoviária, sendo estas: 

  1. Conhecimento técnico: estar ciente dos conceitos técnicos, atento as tecnologias que o mercado apresenta e metodologias que estão sendo utilizadas faz a diferença no modo de atuar; 
  1. Inovação: utilizar soluções inovadoras para resolver problemas com mais eficiência e economia; 
  1. Gestão de projetos: habilidade de gerenciar projetos, equipes, prazos e orçamentos; 
  1. Conhecimento regulatório: ter noção das questões estratégicas que envolvem o negócio em que está envolvido; 
  1. Comunicação interpessoal: capacidade de se relacionar com pessoas, transmitir ideias de forma clara e ser persuasivo; 
  1. Resolução de problemas: ter visão crítica para diagnosticar corretamente problemas e rapidamente propor soluções; 
  1. Pensamento sistêmico: entender como o cenário de transporte está relacionado com os projetos em que está envolvido para contextualizar as soluções; 
  1. Liderança: ter aptidão para liderar equipes multidisciplinares e inspirar pessoas; 
  1. Sustentabilidade: estar ligado a práticas que minimizem impactos ambientais; 
  1. Visão de longo prazo: adotar uma postura estratégica para garantir resultados duradouros devido ao envolvimento com contratos de prazo estendido. 

Pode ser observado que os pontos listados são características que se encaixam com quase 100% das áreas, mas alguns detalhes podem fazer a diferença para o mercado específico de Rodovias. 

O que o mercado de Rodovias é atrativo? 

O Brasil fez a opção por desenvolver o modal rodoviário no século passado e vivemos o reflexo desta decisão atualmente. Há uma malha relativamente extensa implantada, porém em condições desejáveis. Aos olhos de civis comuns é apenas mais um ponto que o país se destaca pela falta de investimento, em relação a outras nações.

Já aos olhos de engenheiros, deve ser uma oportunidade de mercado. Uma vez que as rodovias garantem o escoamento de pessoas e produtos, não haverá falta de serviços relacionados a rodovias tão cedo. 

Dados apresentados pela CNT (Confederação Nacional de Transporte) mostram que 66% das rodovias avaliadas em 2022 se apresentaram em estado REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO. 

As melhores rodovias do país são aquelas administradas por entes privados e este ponto tem chamado a atenção dos engenheiros. Temos vagas em concessionárias, projetistas, consultoras, empreiteiras, terceirizadas, fiscalizadoras, prestadoras de serviços e inúmeros outros tipos de empresas que se relacionam dentro do segmento. 

Somente nos últimos anos, tivemos leilões da RIO-SP (Nova Dutra-CCR), Piracicaba-Panorama (EIXO SP), São Carlos-São José do Rio Preto (EcoNoroeste), Lote 1 Paraná (Grupo Pátria), outros diversos investimentos em MG, MT, GO, PR, RS e temos pela frente leilões do Lote 2 Paraná, BR-040 (Rio-BH), BR-381 (BH-Governador Valadares). 

Todos os contratos possuem vigência de 25 a 30 anos, garantindo aos profissionais um longo período de frente de serviço estável. Fato é que nos próximos anos vamos mais que duplicar a malha de rodovias concedida e não há profissionais para suprir todas as vagas que irão surgir. 

Por experiência de mercado, quando se inicia uma nova concessão acontece o famoso “xadrez” onde profissionais com alto conhecimento de causa e aptidão são direcionados a vagas de direção/gerência/coordenação.

As lacunas que ficam destes profissionais são ocupadas por aqueles que têm se destacado e assim forma uma reação em cadeia subindo os profissionais para novos patamares. Engenheiros se tornam coordenadores, analistas se tornam engenheiros, auxiliares alcançam o cargo de analistas e estagiários/aprendizes são efetivados. 

Como alcançar as características recomendadas? 

Hoje em dia, há muitas opções de especialização. Para isto, existem instituições de ensino (presenciais e à distância), cursos profissionalizantes, MBA, cursos rápidos e todos os manuais e normatizações são disponibilizados mediante portais como DER, DNIT e outros de forma gratuita. Assim, o profissional pode optar pela melhor forma de se capacitar tecnicamente mediante recursos disponíveis. 

Quanto a questões comportamentais, podemos notar que cada vez mais está acessível um profissional gestor de carreira que pode te orientar e instruir de forma que você consiga desenvolver características positivas ao mercado. Não é tão fácil quanto conseguir conhecimento técnico, mas com paciência e dedicação habilidades podem ser treinadas e desenvolvidas. 

Comecei minha carreira como estagiário em empreiteira, depois tive oportunidade de ingressar como aprendiz em uma grande concessão de rodovias em Minas Gerais. Com dedicação, esforço e uma busca incessante por crescimento (pessoal/profissional) fui efetivado como auxiliar de engenharia, recebendo algum tempo depois a chance de trabalhar como analista.

Mais tempo dedicado e o tão esperado cargo de Engenheiro também foi conquistado. Pouco depois, recebi o convite da maior concessão do país (EIXO SP com 1.220 km de rodovias concedidas) e aqui estou 10 anos depois do início da minha carreira podendo escrever esse artigo e afirmando para os profissionais que o mercado hoje, mais do que nunca, está superaquecido, com grandes oportunidades chegando e quanto antes você direcionar sua atenção e esforços para entrar neste segmento, poderá colher resultados mais rápido que colhi. 

Na área de Infraestrutura Rodoviária existem vários “caminhos” a serem trilhados. Independentemente de qual você escolha, seja atencioso e se adapte às condições contratuais. Desenvolva competências que vão além do conhecimento técnico e mantenha o foco.  

Engenheiros podem ser substituídos facilmente, como qualquer profissional, se a única condição que têm a oferecer for estritamente técnica. 

Eng. Lucas Ribeiro 

Assim, engenheiros podem alcançar patamares altos em cenários de longos prazos, contribuindo para o desenvolvimento do país por meio da Infraestrutura Rodoviária. 

Engenheiro Lucas Alves Ribeiro 
Engenheiro de Projetos – EIXO SP 
Responsável pela página @rodo.vias 
Colunista do tema Rodovias no Blog da Engenharia 
LinkedIn
Contatos: lucasribeiroengenharia@gmail.com / (37) 99875-9668 

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