ARTIGO EDU.KARTADO

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Da ideia à realidade: transforme seu TCC em uma empresa de sucesso | A história da Kartado

Já pensou em transformar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou aquela ideia inovadora, em um negócio promissor? Pois então, sou Pedro Fornari e transformei o meu TCC na Kartado – a plataforma para gestão de ativos e serviços de campo. Para conseguir este feito, segui um processo chamado Empreendedorismo Científico, onde antes de qualquer desenvolvimento ou criação de produtos, busca-se entender o mercado. 

Com isso, as soluções desenvolvidas são direcionadas a dores reais do mercado; o modelo de negócio é mais assertivo; e as chances de concretizar o sonho de ter um negócio real nas mãos aumenta consideravelmente.

A jornada começou em 2017. Finalizando o curso de Engenharia Eletrônica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), eu e meu colega Lucas Pereira Luiz, tivemos como ideia para nosso TCC o desenvolvimento de uma barra de sensores que identificaria, de forma automática, buracos em ruas e estradas. 

Grande ideia, TCC incrível! Com isso, resolveríamos o problema de buracos no Brasil, certo? Na verdade, estávamos enganados. Descobrimos isso seguindo o Empreendedorismo Científico passado no programa Academic Working Capital (AWC), programa de transformação de TCCs em empresas – desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo) e o Instituto TIM.

O apoio deste programa vem, desde o desenvolvimento do protótipo, até mesmo financeiro inicial, utilizando uma metodologia com pilares onde auxiliam empreendedores a compreenderem seus clientes ideais e buscando soluções para seus problemas, isto é, conhecer melhor seus clientes para atender suas necessidades (Customer Development).

A metodologia utilizada no Customer Development possui quatro etapas: Customer Discovery, Customer Validation, Customer Creation e Company Building.

Figura 1: Customer Development

No Customer Discovery, realizamos entrevistas para validar hipóteses, buscando entender problemas e desafios do mercado. Nosso TCC tinha como objetivo desenvolver uma solução para identificar buracos, então entrevistamos todos os mercados possivelmente afetados por buracos. Entrevistamos mais de 100 empresas, entre transportadoras, companhias de transporte, construtoras, concessionárias de rodovias, entre outras.

Com isso, descobrimos que concessionárias rodoviárias tinham uma dor muito latente na manutenção dos padrões de qualidade exigidos pelos contratos de concessão e decidimos atacar esse mercado. Observo, aqui, que esta etapa de descoberta da dor/problema é essencial para garantir que você está endereçando uma solução real para o mercado – e será remunerado por isso!

Em uma dessas entrevistas, conseguimos o nosso primeiro cliente, a Arteris, empresa especializada em concessões de rodovias. Uma de suas concessionárias se dispôs a realizar um projeto-piloto pago para validar o resultado da solução na operação da empresa. Isso chamamos de Customer Validation, onde um cliente real, com dores reais, paga para verificar se o que você está propondo gera resultados reais para a empresa dele.

Neste piloto observamos que o melhor custo benefício não era uma barra com sensores para identificação automática, mas sim um simples botão conectado ao smartphone (conforme você pode ver no vídeo abaixo), que facilita o registro de patologias e não conformidades identificadas pelos fiscais e inspetores, e um software de gestão para os engenheiros de conservação. Essa reformulação da solução, só foi possível por termos um cliente testando e nos passando feedbacks sinceros do que era realmente importante.

Após essa etapa, trabalhamos o Customer Creation, onde quantificamos a demanda no mercado e replicamos o produto. Para isso acontecer, continuamos escutando os entrevistados e clientes para aprimorar continuamente a solução. A evolução mensal da plataforma gerou cada vez mais resultados para os clientes e isso possibilitou o crescimento sustentável da empresa.

A garantia de entrega de resultado para quem compra a sua solução cria um ciclo virtuoso, onde a venda está associada a ajudar genuinamente quem está comprando. Isso faz com que o crescimento aconteça mais rápido do que o normal e exige uma forte cultura organizacional com pessoas humildes, dispostas a aprender e melhorar diariamente para garantir o que chamamos de Company Building – entregar serviço de qualidade mesmo em um negócio que triplica de tamanho ano a ano, transmitindo a mentalidade e a metodologia para os novos integrantes da equipe.

Esse método foi – e continua sendo – fundamental para o desenvolvimento da Kartado. Hoje, somos a plataforma para gestão de ativos e serviços de campo referência no Brasil. Além do botão, mencionado anteriormente, oferecemos um Aplicativo para os registros no campo, e um Sistema Web para a gestão no escritório.

Plataforma Kartado app + web

Aquele simples projeto de TCC, atualmente conta com um time de mais de 30 pessoas, já digitalizou mais de 6 milhões de registros de campo, conta com mais de 3 mil usuários, transformou mais de 100 ativos, economizou mais de 270 mil horas de trabalho de 45 parceiros e muito mais.

Figura 3: Kartado em números (2022)

Apresento esses números para deixar claro que temos potenciais enormes entre os jovens do Brasil. E espero, que assim como em outros países, mais brasileiros construam negócios com potencial de transformar a infraestrutura de todo o mundo!

Como funciona a jornada do cliente na Kartado?

Você já se questionou como funciona a jornada do cliente aqui na Kartado?

Bom, falamos frequentemente sobre a importância de vocês, clientes, para a Kartado. E é por isso que temos uma área específica para isso aqui na empresa, chamada Experiente do Cliente (CX).

Sim, gerar resultados para vocês é o nosso principal objetivo, pois entendemos que esse é o pilar da nossa parceria e, para garantir que o resultado aconteça, a área de CX é dividida em 3 equipes: Implementação, Sucesso do cliente e Suporte.

Cada um deles possui uma jornada específica. Continue lendo para entender cada etapa dessa jornada.

Como funciona a jornada do cliente?

Após o fechamento da compra (com o comercial), e a assinatura do contrato (com o jurídico), a área de Experiencia do Cliente (Customer Experience – CX),  passa a ser a responsável por acompanhar o cliente de forma estratégica durante a jornada, visando atingir os objetivos definidos na contratação da plataforma.

A área de CX é composta por 3 equipes:
(1) Implementação
(2) Sucesso do cliente e
(3) Suporte.

A seguir, você verá uma explicação resumida de cada equipe.

Jornada de cliente na Kartado

(1) Implementação | Onboarding

Aqui na Kartado, nós usamos o método de aprendizagem validada. Ou seja, o sistema é adaptado e validado constantemente junto ao cliente. Para isso existe a Implementação, que possui algumas etapas:

Processo onboearding Kartado

Onboarding: personalizar a ferramenta para adequar ao uso do cliente e passar instruções do uso.

(2) Sucesso do Cliente | Ongoing

Após a Implementação da Plataforma Kartado, o cliente passa por algumas etapas de Sucesso do Cliente:

Processo de funcionamento da kartado para app de gestão de obras

Ongoing: acompanhamentos mais estratégicos em busca de resultados.

(3) Suporte

Após passar pelos setores de Implementação, o cliente é atendido pelo Sucesso do Cliente, e também pelo Suporte. Esse setor visa dar assistência para um bom uso da plataforma, através do esclarecimento de dúvidas ou recebimento de qualquer queixa técnica.

Saúde do cliente (em todas as etapas)

Em todas as etapas, temos métricas criadas especialmente para analisar a “saúde” dos nossos clientes, ou seja, acompanhamos os clientes mesmo de longe! Isso nos permite avaliar se temos que agir ou auxiliar algum cliente específico.

Inteligência (em todas as etapas)

Nós também temos a equipe de Inteligência que dá apoio nas etapas de Implementação, Sucesso do Cliente e Suporte. Aqui, o time compreende e propõe soluções para as problemáticas trazidas pelo cliente.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre como funciona a Jornado do Cliente aqui na Kartado.

Pedro Fornari

Pedro Fornari
CEO e Co-fundador da Kartado
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