ARTIGO EDU.KARTADO

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Tudo sobre o leilão do Lote 02 | Paraná

No dia 29 de setembro de 2023, acontecerá o leilão do Lote 02 – Paraná, que concede à administração de ente privado a extensão de 604,16 km de rodovias. Há a previsão de investimentos na casa de R$17,3 bilhões de reais, um contrato de 30 anos e estimativa de geração de 110.049 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

Quais obras estão previstas no contrato do Lote 02 – Paraná? 

Com mais de 350 km de duplicações previstas, 138,7 km de faixas adicionais, 73 km de vias marginas, 52 passarelas, 119 dispositivos, 72 km de ciclovias e inúmeros outros investimentos, a concessão será uma das maiores do país em investimentos a serem realizados. 

Resumo das Obras de Ampliação de Capacidade e Melhorias
Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/novos-projetos-em-rodovias/2br-153-277-369-pr-e-pr-092-151-239-407-408-411-508-804-855/arquivos-para-download/edital-e-anexos/per-anexos/view

O PER (Programa de Exploração da Rodovia) apresenta a malha a ser concedida, obras obrigatórias, itens operacionais que serão implantados, características dos serviços de conservação e manutenção, relatórios de monitoramento, gestão ambiental e outros. 

Informações sobre o segmento a ser concedido 

O contrato prevê a administração de 604,16 km de rodovias, sendo estas: 

Malha Norte:

  • BR-153/PR (51,99 km) 
  • BR-369/PR (78,59 km) 
  • PR-092 (128,99 km) 
  • PR-151 (142,85 km) 
  • PR-239 (12,52 km) 
  • PR-855 (8,77 km)
Malha norte no Leilão 02 Paraná
Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/novos-projetos-em-rodovias/2br-153-277-369-pr-e-pr-092-151-239-407-408-411-508-804-855/arquivos-para-download/edital-e-anexos/per-anexos/view

Malha Sul:

  • BR-277/PR (95,13 km)
  • PR-411 (13,05 km)
  • PR-407 (18,85 km)
  • PR-408 (21,56 km)
  • PR-508 (31,21 km)
  • PR-804 (2,72 km)
Figura 2 – Mapa do Sistema Rodoviário – Malha Sul
Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/novos-projetos-em-rodovias/2br-153-277-369-pr-e-pr-092-151-239-407-408-411-508-804-855/arquivos-para-download/edital-e-anexos/per-anexos/view

Como será realizado o Leilão do Lote 02 – Paraná? 

O leilão acontecerá na sexta-feira, 29 de setembro, e o vencedor será aquele que oferecer maior desconto na tarifa do pedágio. Este desconto tem aporte de recursos proporcional ao desconto oferecido, como apresentado na tabela a seguir: 

Tabela de pedágio do leilão no Paraná
Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/novos-projetos-em-rodovias/2br-153-277-369-pr-e-pr-092-151-239-407-408-411-508-804-855/arquivos-para-download/edital-e-anexos/edital-pr-lote-2/view

Como referência para o leilão do Lote 02 – Paraná, no mês passado houve o leilão do Lote 01 – Paraná, sendo disputado pelo grupo Pátria Investimentos (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) e o Consórcio Infraestrutura PR (Equipav e fundo de investimento Perfin Voyager). O vencedor na ocasião foi o Pátria com um desconto de 18,25% sobre o valor da tarifa. 

O que prevê o PER sobre o Sistema OPERACIONAL do Lote 02 – Paraná? 

O PER indica quantidades mínimas das instalações e equipamentos e trechos operacionais. Aos olhos de leigos as questões operacionais podem não influenciar tanto na condição de capacidade das vias, mas não há o que se discutir quanto a importância do setor operacional. O nível de serviço oferecido por uma concessionária impacta diretamente no investimento de valor/km. 

O valor de uma tarifa está diretamente associado às intervenções obrigatórias, volume de tráfego, tipo de prestação de serviços e outros. 

No caso do leilão do Lote 02 – Paraná teremos o vencedor do certame a empresa que oferecer o maior desconto de tarifa, acompanhado do aporte. 

Abaixo estão listados alguns dados operacionais a serem atendidos dentro da concessão: 

  • 1 CCO – Centro de Controle Operacional;
  • 12 SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário;
  • 7 Praças de Pedágio;
  • 6 Postos de Pesagem Veicular;
  • 2 PPD – Ponto de Parada de Descanso;
  • 15 Inspeções de Tráfego;
  • 7 Guinchos leves;
  • 5 Guinchos pesados;
  • 60 SAT – Sistema de Análise de Tráfego;
  • 515 CFTV – Circuito Fechado de TV;
  • 38 SCV – Sistema de Controle de Velocidade;
  • 12 Totem de Autoatendimento.

Autor: Lucas Alves Ribeiro 

Fotografia do engenheiro Lucas Ribeiro

“Todo investimento em Infraestrutura Rodoviária garante oportunidades (saúde, lazer, educação, trabalho e outros) a sociedade. Devemos enxergar com bons olhos estes projetos de longo prazo e aproveitarmos todos nossos direitos.”

Eng. Lucas Ribeiro

Engenheiro Lucas Alves Ribeiro 
Engenheiro de Projetos – EIXO SP 
Responsável pela página @rodo.vias 
Colunista do tema Rodovias no Blog da Engenharia 
LinkedIn
Contatos: lucasribeiroengenharia@gmail.com / (37) 99875-9668 

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