Saiba como a gestão de suprimentos pode te ajudar na sua obra

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para o bom andamento de uma obra, planejamento e organização são características fundamentais. Seja em pequenas ou grandes construções, estas qualidades garantem maior produtividade e economia em todos os setores, principalmente no gerenciamento de materiais necessários para o projeto. Por isso, neste artigo vamos explicar como a gestão de suprimentos pode te ajudar na sua obra.

Problemas como o excesso de material não são raros, e comprometem grande parte do orçamento de uma obra. Também a falta de material durante o desenvolvimento da construção é sinônimo de perda de dinheiro, já que comprar uma quantidade pequena de suprimentos em cima da hora pode custar caro.

Antigamente, o gerenciamento de materiais em uma obra era feito de maneira manual, com uma pessoa responsável por fazer um estudo de quais insumos seriam necessários para aquele projeto em específico. Entretanto, essa dinâmica já foi modernizada e hoje em dia existem sistemas informatizados capazes de fazerem os cálculos de materiais e outras demandas logísticas de uma construção.

Sistemas de gestão de obras diminuem a chance de erros humanos e também a perda de dados relacionados ao projeto, mostrando-se de grande serventia. Mas neste artigo, vamos falar especificamente da importância do gerenciamento de suprimentos.

O problema do excesso ou da falta de suprimentos

Como já citamos neste artigo, não são raros os casos em que o cálculo de material para uma obra é feito de maneira equivocada. Suprimentos em excesso ou até mesmo a falta deles são sinônimo de desperdício: o primeiro caso, desperdício de insumos, que serão perdidos, e no outro o desperdício de dinheiro, já que comprar materiais em cima da hora e em pequena quantidade tende a ser bastante caro, além dos custos de manter a equipe parada.

O gerenciamento de materiais é importante para que você tenha maior controle dos custos da obra, e isso influencia na produtividade total da empresa e dos seus funcionários. A análise do uso dos suprimentos também ajuda a identificar qualquer falha relacionada à mão de obra, se está utilizando os insumos corretamente se pode estar havendo desperdício.

Estratégia

O gerenciamento de insumos em uma obra deve ser considerado uma atividade estratégica dentro do processo da construção civil. Chegamos a esta conclusão porque é a partir do controle de suprimentos que pode ser feita a análise da relação entre a sua empresa e a fornecedora de materiais e também a leitura do fluxo de bens.

Fazendo a análise dos dados da gestão de suprimentos, é possível identificar facilmente se a fornecedora está entregando os materiais no prazo estipulado, se a obra está atrasada em função disso, se a sua empresa está conseguindo controlar bem o estoque, entre tantas outras possíveis dúvidas que podem surgir se não houver o gerenciamento adequado dos materiais.

Aqui vimos algumas das vantagens da gestão de suprimentos na construção civil e como é possível, a partir destes dados, ganhar produtividade na obra e nos prazos, além de diminuir os custos e desperdícios.

Como você aumenta a produtividade na sua obra? Compartilhe conosco nos comentários!

Você também pode gostar de ler

Geral

Um resumo sobre a Kartado 💙

Você ainda tem dúvidas sobre como as nossas soluções funcionam? Não sabe quais segmentos, serviços e porte atendemos? Não sabe como funciona nosso suporte? Bom,

Geral

13/05 – Dia do automóvel 🚗

Você sabia que hoje, 13/05, é o Dia do Automóvel? Isso mesmo! A data foi criada no ano de 1934 por Getúlio Vargas, que assinou