logo edu.kartado

Blog

Dados x informações x conhecimentos: diferenças e caraterísticas

exemplo de dado, informação e conhecimento dado, informação e conhecimento pdf dados e informação exemplos dado, informação e conhecimento artigo diferença entre dados e informação exemplos o que é dados e informação diferença entre dados, informação e conhecimento o que são dados

Muitas pessoas frequentemente se confundem ao usar os termos “dados,” “informações” e “conhecimentos,” considerando-os intercambiáveis. No entanto, esses três conceitos são distintos e possuem papéis específicos quando falamos sobre a gestão e o uso de informação. 

Dados são os elementos brutos e não processados que, isoladamente, podem não fazer sentido. São números, letras e símbolos que, quando coletados, não fornecem uma compreensão clara do que representam. 

Enquanto isso, as informações são dados organizados e interpretados de tal forma que fazem sentido e têm um valor funcional. É a transformação dos dados em algo útil e significativo.

O conhecimento, por sua vez, vai além da informação ao incorporar experiência, habilidades e contexto. Trata-se da compreensão e da aplicação das informações, permitindo a tomada de decisões e a resolução de problemas complexos. 

Em outras palavras, o conhecimento é a sabedoria adquirida através da reflexão, análise e interação com as informações.

Enfim, se você ainda tem dúvidas ou quer se aprofundar mais nesse tópico fascinante, continue a leitura deste artigo preparado pela Kartado

Vamos explorar exemplos práticos e oferecer insights sobre como cada um desses elementos se relaciona no mundo real e nos processos decisórios que enfrentamos no dia a dia.

Significados e conceitos

Confira, abaixo, o que significa dados x informações x conhecimentos! Depois disso, falaremos sobre as diferenças entre os três termos. 

O que são dados?

Dados são os elementos brutos e fundamentais que servem como base para a criação de informações e conhecimentos. São frequentemente coletados por meio de observações, medições e registros, mas sem um contexto ou estrutura específica. Não têm significado próprio. 

Por exemplo, uma sequência de números como “5, 10, 15” poderia representar idades, quantidades de produtos ou qualquer outra coisa. 

Em síntese, podem ser quantitativos, como números e medidas, ou qualitativos, como descrições e características. No mundo digital de hoje, os dados são coletados em volumes massivos, muitas vezes referidos como “big data”, para análise subsequente. 

No entanto, sem o devido tratamento e análise, os dados permanecem apenas como peças isoladas de um quebra-cabeça.

O que são informações?

Informações surgem quando os dados são processados, organizados, estruturados ou apresentados de um modo que os torna úteis e significativos. Em outras palavras, a informação é o resultado da análise de dados dentro de um contexto relevante. 

Para continuar com o exemplo anterior, se soubéssemos que “5, 10, 15” são as idades de três irmãos, teríamos informações em vez de simples dados. As informações têm o poder de informar, esclarecer, orientar e até persuadir. 

Elas são frequentemente o que os tomadores de decisão usam para escolher entre diferentes cursos de ação. Em sistemas computacionais, a transformação de dados em informações é muitas vezes realizada por meio de algoritmos que filtram, combinam e interpretam o que foi coletado.

O que é conhecimento?

O conhecimento vai além dos dados e informações ao incorporar a compreensão, a experiência, o discernimento e o contexto. É um estado de consciência que envolve a capacidade de aplicar informações de uma maneira que seja significativa. 

Por exemplo, um médico pode ter acesso a dados sobre os sintomas de um paciente e informações sobre possíveis diagnósticos. No entanto, o conhecimento é o que permite ao médico interpretar essas informações, considerar outras variáveis como histórico médico e sintomas correlatos, e então chegar a um diagnóstico e plano de tratamento que melhor se adequa. 

O conhecimento é muitas vezes tácito, incorporado nas habilidades e na experiência de um indivíduo, e pode ser difícil de transferir diretamente para outra pessoa.

No mundo corporativo, o conhecimento é visto como um ativo valioso que fornece uma vantagem competitiva. As organizações muitas vezes investem em sistemas de gestão do conhecimento para capturar e distribuir o conhecimento entre seus membros. 

Vamos resumir bem! Enquanto os dados podem ser vistos como matérias-primas e as informações como produtos semi-acabados, o conhecimento é o produto final que permite às pessoas e organizações realizarem tarefas e análises.

3 pilares para a tomada de decisão

Assim, dados, informações e conhecimento são três pilares que suportam a tomada de decisões, a resolução de problemas e a criação de novas ideias e inovações. 

Cada um tem seu lugar e função, e entender as diferenças entre eles é muito importante para navegar com sucesso no mundo cada vez mais complexo e orientado por dados em que vivemos.

Exemplos e diferenças entre dados conhecimento e informação

Qual a diferença entre dados e informação e conhecimento?

Confira, abaixo, nossa lista com as diferenças entre dados e informação e conhecimento!

1. Natureza bruta vs. processada

A principal diferença entre dados e informações reside na sua natureza bruta ou processada. Dados são elementos brutos, desprovidos de contexto ou significado. Eles são coletados de várias fontes e podem ser representados por números, palavras, imagens ou até mesmo símbolos. 

Por outro lado, as informações são dados que foram processados, organizados e contextualizados de modo a terem um significado claro.

Em contrapartida, o conhecimento é ainda mais refinado. Ele incorpora uma camada de compreensão e experiência que só é possível através da interação humana ou de sistemas avançados de aprendizado de máquina.

2. Fatos vs. significado

Dados são basicamente fatos puros, e por si mesmos, não oferecem nenhum significado específico. Eles são as respostas diretas às perguntas do tipo “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”. 

Informações, no entanto, proporcionam significado aos dados ao responder “como” e “por que” de uma determinada questão. Por exemplo, os dados dizem que a temperatura é de 30 graus Celsius, mas as informações vão informar que devido a essa temperatura, não é aconselhável sair sem protetor solar. 

O conhecimento vai além e dirá que, com base em experiências anteriores, 30 graus com alta umidade podem levar a certos problemas de saúde se não forem tomadas precauções adequadas.

3. Sem contexto vs. contextualizada

Dados são muitas vezes desprovidos de contexto. São amostras isoladas que não dizem muito até serem organizadas de forma sistemática. As informações são dados contextualizados, que foram de alguma forma processados para revelar seu significado relativo a um determinado tema ou questão. 

O contexto é o que transforma dados em informações. O conhecimento, por sua vez, é informação ainda mais contextualizada, geralmente enriquecida pela experiência pessoal, pela intuição e pelo entendimento do ambiente mais amplo em que a informação é aplicada.

4. Incompleta vs. completa

Dados em sua forma mais bruta são geralmente incompletos em termos de fornecer qualquer insight claro. São como peças de um quebra-cabeça que ainda não foi montado. 

As informações começam a preencher as lacunas, criando um quadro mais completo ao ligar diferentes conjuntos de dados de forma lógica e significativa. No entanto, é o conhecimento que oferece uma visão completa e holística. 

Ou seja,  integra diferentes tipos de informações, adiciona camadas de compreensão e experiência, e muitas vezes também inclui uma previsão ou orientação para ação futura.

Compreender as diferenças entre dados, informações e conhecimento é muito importante em diversas áreas, desde a tomada de decisões empresariais até a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento pessoal. Cada um desses conceitos constrói o próximo, formando a base da estrutura que nos permite interagir com e compreender o mundo em que vivemos.

5. Estática vs. dinâmica

Um dos aspectos que distinguem dados, informações e conhecimentos é o grau de mutabilidade ou dinamismo associado a cada um deles. Os dados são geralmente estáticos; uma vez coletados, não mudam por si mesmos. 

Por exemplo, o resultado de uma medição ou o registro de uma transação são fixos no tempo. Informações, embora mais dinâmicas que os dados, ainda são relativamente estáveis uma vez que são contextualizadas. O conhecimento, por outro lado, é altamente dinâmico. Eevolui com o tempo, através da experiência e da contínua assimilação de novas informações.

6. Passiva vs. ativa

Dados são passivos por natureza. São coletados e armazenados para uso futuro, mas não fazem nada até serem ativados ou interpretados. As informações são um pouco mais ativas, na medida em que têm o poder de informar decisões e gerar respostas. 

No entanto, é o conhecimento que é verdadeiramente ativo. Não apenas informa, mas também permite a tomada de ações complexas, a resolução de problemas e a criação de novas abordagens ou ideias. O conhecimento é a aplicação prática e ativa das informações de uma forma que cria valor.

7. Pode ser caótica vs. estruturada

Dados, em seu estado bruto, são caóticos e desorganizados. Não seguem uma estrutura ou padrão específico, tornando difícil discernir qualquer significado relevante sem um processo de análise. 

Informações, por outro lado, são dados que foram organizados de uma maneira que faz sentido, são estruturados para revelar padrões, tendências ou insights. 

O conhecimento é uma estrutura ainda mais organizada de informações. É uma rede interconectada de fatos, ideias e conceitos que fornecem não apenas uma visão do que é, mas também do que poderia ser.

8. Potencial vs. utilidade real

Dados têm o potencial para serem úteis, mas seu valor real é incerto até que sejam processados e interpretados. Servem como um recurso natural não refinado, como minério que pode conter metais preciosos. 

As informações são dados que foram “refinados” para revelar seu valor. Elas são mais imediatamente úteis porque têm um propósito claro e um contexto específico. 

O conhecimento, no entanto, representa a utilidade real e aplicada. É o metal precioso que foi não apenas extraído, mas também forjado em uma ferramenta ou adorno. O conhecimento tem um impacto direto e mensurável; possibilita a ação e gera resultados.

9. Não depende de experiência vs. requer experiência

Dados são elementos brutos que não necessitam de experiência prévia para serem coletados ou entendidos em seu estado mais fundamental. São como os tijolos que ainda não foram usados na construção de uma casa; o que você vê é o que você obtém. 

Informações, por outro lado, começam a exigir um certo nível de experiência para serem interpretadas corretamente, pois envolvem o processo de dar contexto aos dados. 

Contudo, é o conhecimento que verdadeiramente requer experiência. Ele não se limita a compreender os dados ou informações, mas envolve saber como, quando e onde aplicá-los de forma produtiva. O conhecimento é muitas vezes moldado por anos de prática e aprendizagem, tornando-o único e valioso.

10. Abundante vs. escassa

Vivemos na era dos “big data”, onde a coleta de dados se tornou abundante e até mesmo avassaladora. A quantidade de dados disponíveis está crescendo a um ritmo fenomenal, em parte graças à digitalização e à conectividade global. 

As informações, embora menos abundantes do que os dados, ainda estão relativamente disponíveis, especialmente com as ferramentas modernas de análise de dados que podem transformar grandes volumes de dados em informações importantes. 

No entanto, o conhecimento é algo mais escasso. É acumulado ao longo do tempo e muitas vezes reside na experiência humana, tornando-o mais difícil de ser replicado ou substituído.

Entender essas diferenças entre dados, informações e conhecimento ajudará indivíduos e organizações a tomar decisões mais informadas e a navegar com mais eficácia no mundo complexo em que vivemos.

Exemplo de dado, informação e conhecimento

Entender a distinção entre dados, informações e conhecimento é muito necessário em várias áreas, como gestão de negócios, pesquisa científica e desenvolvimento pessoal. Vamos explorar alguns exemplos práticos que podem ajudar a esclarecer esses conceitos, além dos que já explicamos!

Exemplo de dados

Imagine que você está coletando temperaturas diárias durante um mês. Cada leitura de temperatura é um exemplo de dado. O número em si é uma representação quantitativa de um fato, mas ele não diz muito por si só. 

Ele é crú, desprovido de contexto e pode ser coletado mecanicamente. Em um ambiente empresarial, isso pode ser comparado às vendas diárias de um produto, ao número de cliques em um anúncio ou às métricas de engajamento em uma rede social.

Exemplo de informações

Agora, digamos que você tome essas leituras de temperatura e calcule a média mensal, identifique tendências de aumento ou diminuição e compare com as médias de anos anteriores. Essas novas conclusões são informações. 

Fornecem contexto e significado aos dados brutos. No mundo dos negócios, transformar os dados de vendas em uma análise que mostra padrões sazonais de compra ou entender qual grupo demográfico é mais responsivo a um anúncio são exemplos claros e práticos. 

Exemplo de conhecimento

Avançando um passo além, se você usar as informações derivadas das leituras de temperatura para prever como será o clima no próximo mês e tomar decisões informadas sobre quando plantar ou colher, você está aplicando conhecimento. 

O conhecimento envolve uma camada de discernimento, expertise e aplicação prática que vai além dos dados e informações. Em um contexto empresarial, isso pode se manifestar como uma estratégia de marketing desenvolvida após anos de observação e ajuste, que não apenas analisa as métricas, mas também prevê o comportamento do consumidor com alta precisão.

Mais conteúdos:

E então, tem mais alguma dúvida sobre as principais diferenças e significados de dados x informações x conhecimentos? 

Receba mensalmente as principais notícias sobre infraestrutura na sua caixa de entrada.

*Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações e ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade da Kartado.

Posts relacionados

aplicativo para controle de obras gratuito app diário de obra grátis diário de obra app construct app diário de obra excel diário de obra pdf diário de obra word relatório de obras pdf

13 min

Aplicativo para controle de obras | Sistema online e offline 

planejamento e controle de obras pdf livro planejamento e controle de obras pdf gratis planejamento e controle de obras 2 ed pdf planejamento e controle de obras mattos pdf planejamento e controle de obras curso metodologias e ferramentas de orçamento planejamento e controle de obras é serviços controle de obras: salário planejamento e controle de obras tcc

13 min

Planejamento e controle de obra: as 15 dicas de como fazer