O que são indicadores? Como criá-los e avaliá-los?

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que são indicadores? Sabe como criá-los e avaliá-los? Bom, se a resposta for não, não tem problema: nós vamos te ajudar! Continue lendo o artigo ⬇️

1. O que são indicadores?

São medidas quantificáveis que as empresas utilizam para avaliar o seu desempenho. São utilizados para deixar mais claro uma tendência ou fenômeno que não é imediatamente detectável por meio dos dados isolados. Diferentes empresas têm diferentes indicadores, pois dependem dos seus critérios de desempenho ou prioridades.

2. Como criar um indicador?

Importante lembrar que um indicador só existe quando há uma divisão de duas informações ou mais, tendo como resultado o que chamamos de taxa ou índice. Um exemplo é a divisão da informação “Programações não atendidas mensalmente” pela informação “Programações mensais”, que resulta no indicador “Taxa de programações não atendidas”.

3. Como avaliar os indicadores escolhidos?

Se você deseja saber se o indicador escolhido faz sentido ou não, se questione se ele está revelando alguma dor (indica-dor). Ou seja, os indicadores devem revelar algum problema, caso contrário, ele não é tão relevante assim. Outra forma é avaliar se o indicador resume duas ou mais informações através de uma fórmula de divisão, resultando em uma taxa/índice.

Já se você quer saber se o resultado do indicador é bom ou ruim, você precisa comparar com alguma referência, como os Concorrentes do segmento e/ou região, ou até mesmo as Metas internas da empresa.

  • Concorrentes do segmento e/ou região: Você pode fazer uma investigação para saber o desempenho de outras empresas como a sua, e assim saberá quais taxas já são esperadas.
  • Metas internas: Se, por exemplo, a empresa colocou como meta ter somente 10% de programações não atendidas mensalmente, mas obteve 15%, você já pode concluir que o resultado não é bom. Mas, lembre-se de ter metas realistas, que tenham uma base, como avaliar as taxas dos concorrentes ou as de anos anteriores da sua própria empresa.
 

Quer saber mais sobre indicadores, com exemplo práticos? Baixe nosso e-book clicando no botão abaixo ⬇️ 

Para não perder nenhum conteúdo, continue acompanhando nosso blog, nos siga nas redes sociais (FacebookInstagram Linkedin) e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail! 

💬 Comente: Você já sabia como criar e avaliar indicadores?

Você também pode gostar de ler

Geral

Um resumo sobre a Kartado 💙

Você ainda tem dúvidas sobre como as nossas soluções funcionam? Não sabe quais segmentos, serviços e porte atendemos? Não sabe como funciona nosso suporte? Bom,

Geral

13/05 – Dia do automóvel 🚗

Você sabia que hoje, 13/05, é o Dia do Automóvel? Isso mesmo! A data foi criada no ano de 1934 por Getúlio Vargas, que assinou